Eu, matriz

1.10.12


E então disse: "Fui clonada."

"Não é possível." disse ele espantado.

"Fui clonada e repetida, mas fui aprimorada e quem anda por aí comigo já é melhor e maior do que eu. Usaram a moldura e aprimoraram a obra. Sou obsoleta e esquecida. O molde está morto." disse com angústia na voz.

"Quantas vezes você viu você em alguém?"

"Muitas. Todos os dias. Sou eu, ali, fazendo tudo melhor e sendo mais feliz fora de mim."

"Quem fez isso?"

"Todos, tudo. E nem créditos eu recebo. Sou a matriz. Visitei lugares, conheci culturas, casei, dancei, bati. Dei a luz a trigêmeos e não senti. A cada cicatriz e a cada tatuagem minha em um corpo não-meu, eu regresso. E me vejo entre olhares no metrô. Apaixonando-me a cada instante em todos os lados do vagão. Estou perdida em Eus por aí. Me clonaram, já disse?"

“Já” suspirou ele impaciente. “como se sente?”

“Sinto o tempo esvair-se enquanto eu faço tudo o que queria, mas não sou eu. Entende? Estou em todos os lugares, fazendo tudo o que sonhei, mas não sou eu. São eles. Esses todos que me clonaram e fizeram partes de minha história como se fossem deles. Sinto impaciência ao saber que se eu, não-sendo, já fiz, por que então deveria eu, a matriz, fazer de novo?”

“Não faz sentido. Você pode fazer o que quiser, quantas vezes quiser!” Esbravejou ele.

“Não posso! Roubaram meu pedaço de memórias. Escreveram suas próprias versões. Me perdi juntando sonhos enquanto os clones, eles, dividiram entre si meus muitos sonhos e foram vive-los!”

“Então, enquanto você sonhava, seus...clones viviam eles por você?”

“Exatamente. Cada parte e cada sensação. Os lugares, as fotos e memórias. Eu queria algo e pronto, alguém fazia exatamente como eu imaginava...às vezes melhor. O que me restou fazer, enfim?”

“Ainda restam-lhe muitas coisas. Para começar, pode parar de sonhar e começar a viver. Uma vida nova, dessas que eles ainda não sabem o que você quer, que nem você sabe o que quer! Um passo de cada vez.”

“Por onde? Se todos os caminhos que conheço já foram trilhados antes de mim?”

“Por aqueles que você pode sempre mudar quando se sentir a vontade.”

Calei-me, talvez fizesse sentido.

QUE TAL MAIS UM?

0 Comentários