Tarde de domingo

29.4.13


Queria mesmo é que todo dia fosse tarde de domingo, para espreguiçar despretensiosamente e observar as horas passarem pela janela enquanto o sol se esconde. Poder me sentar na espreguiçadeira e não me culpar pela inércia, afinal é fim de domingo e não há nada o que fazer.

As coisas que deveriam ser resolvidas no fim de semana, já foram feitas no sábado e só nos resta esperar pela segunda-feira que chega aguda, cheia de correrias para fazer. Por isso, queria que todo momento fosse tarde de domingo; a leveza moral de não ter nada para fazer, não querer fazer nada e assim poder ficar.

Sem penitência. Há aqueles que ainda têm forças para fazer as unhas, lavar a louça ou arrumar o guarda-roupa, mas de maneira geral, é como diz Titãs “domingo eu quero ver o domingo acabar”.

Por outro lado, a vida perderia relevância se tudo fosse domingo à tarde. Todas as conversas soariam como passatempo, tópicos tirados de programa de auditório dominical. Mas aí é que está a despretensão do domingo, nada muito profundo. Tudo já pronto, pensado para você não precisar se esforçar porque eu sei e você também que não vamos fazê-lo. Não queremos pensar; pensaremos por cinco dias seguidos, das 8h às 17h e tudo o que queremos é que pensem por nós.

Mas hoje não é tarde de domingo, nem de longe! Hoje é dia corrido, sem feriado. Melhor voltar ao trabalho.

QUE TAL MAIS UM?

1 Comentários

  1. É BEM ISSO MESMO QUEL.
    MAS ACHO DOMINGO A TARDE TRISTE.
    PORQUE JÁ VEM VINDO A SEGUNDA-FEIRA.

    ResponderExcluir